LINHA DO TEMPO
1970:
Fundação da Fundição Mineira Ltda
Fundada por 5 irmãos da família Ferreira Vaz (Vicente, Rafael, Júlio, José Agostinho e Antônio) a Fundição Mineira se estabelece com sede, no centro de Divinópolis - MG. Com produção focada em alumínio fundido e alumínio repuxado.
LINHA DO TEMPO
1972:
Mudança da fábrica para a rua Ceará
A empresa muda-se para nova sede ainda no centro de Divinópolis e inicia-se o processo de fundição de ferro fabricando apenas bico de arado, escovão, tripé para sapateiro e chapas de fogão. Utilizava-se forno cubilô para a fusão do ferro e o processo de moldação era 100% manual.
LINHA DO TEMPO
1974:
Surge a marca Panela Mineira.
Após a aquisição da Fundição Cruzeiro, também da cidade de Divinópolis, a Fumil inicia a produção de linha doméstica em ferro fundido e é criada a marca Panela Mineira.
LINHA DO TEMPO
1977:
Construção da sede atual
Inicia-se da construção do galpão industrial e a instalação de um forno cubilô no centro industrial Cel. Jovelino Rabelo, em Divinópolis, Minas Gerais
LINHA DO TEMPO
1980:
Inauguração da nova fábrica
É inaugurada parcialmente a nova fábrica, apenas com a parte operacional produzindo nossa linha de chapa para fogão à lenha, enquanto o restante da produção e administrativo ainda operavam na Rua Ceará, em Divinópolis.
LINHA DO TEMPO
1985:
Aquisição da Fundição Cruzeiro no estado de São Paulo.
Toda a produção é transferida para nova sede definitivamente. Nesse mesmo ano, a Fumil adquiriu a Fundição Cruzeiro do estado de São Paulo com o intuito de expandir seu portfólio de produtos em ferro fundido. Com a aquisição, além da linha doméstica, a FUMIL incluiu uma linha de móveis de ferro para jardim.
LINHA DO TEMPO
1985-1994:
Resiliência e Consolidação da Marca
Neste período, o Brasil atravessa vários fatos Políticos e Econômicos que impactam direta e indiretamente os negócios. Período bastante conturbado nacionalmente, hiperinflação, mudança de regime de governos e escassez de produtos, o fim da ditadura militar em 1985, Plano Cruzado 1986 (durante o governo de José Sarney 1985-1990) que trouxe o congelamento dos preços em todo o varejo. Além do Plano Collor em 1990 seguido pelo seu Impeachments em 1992, que geraram grandes impactos para a indústria.
LINHA DO TEMPO
1994:
Mudança da sede administrativa
Inauguração do novo escritório da Fumil junto à planta fabril no centro industrial Cel. Jovelino Rabelo em Divinópolis. Esta data marca a consolidação de toda a empresa no mesmo endereço.
LINHA DO TEMPO
2001:
Primeira atualização das logomarcas
Primeira renovação das logomarcas Panela Mineira e FUMIL.
LINHA DO TEMPO
2007:
Ampliação da sede administrativa e refeitório
Construção e Inauguração do novo prédio administrativo de 2 andares com refeitório amplo para os funcionários.
LINHA DO TEMPO
2008-2010:
Modernização do processo produtivo
Modernização do processo produtivo como aquisição de máquinas de moldar semiautomática e construção de um sistema maior e mais eficiente de areia. Primeira empresa no Brasil a utilizar tinta totalmente atóxica a base de água para revestimento de utensílios domésticos em ferro fundido e construção do processo contínuo de pintura.
LINHA DO TEMPO
2017
O reconhecimento do Rank Brasil
Recebemos a homologação do Rank Brasil como o "Maior fabricante de panelas de ferro fundido" do Brasil.
LINHA DO TEMPO
2018:
Compromisso com o meio ambiente
Troca do forno Cubilô à carvão mineral pela tecnologia de forno à indução elétrica que não impacta o meio ambiente. No mesmo ano inicia-se a produção de peças com pinturas coloridas
LINHA DO TEMPO
2019:
Certificação pelo Inmetro
Primeira empresa do setor a obter o selo de certificação do Inmetro
LINHA DO TEMPO
2020:
Pandemia Covid-19
Mais uma vez a Panela Mineira mostra resiliência nos negócios ao atravessar uma crise mundial com sucesso.
LINHA DO TEMPO
2021:
Sob nova direção e com nova identidade visual da marca
Após um bem-sucedido processo de M&A, a Panela Mineira é liderada atualmente pelo Sócio-diretor, André Guilherme. Com uma sólida formação acadêmica em Engenharia Mecânica pela UFRJ, MBA em curso na Heriot-Watt University, Campus Edinburgh, na Escócia, e demonstrada experiência executiva em 6 países em 4 continentes, o novo CEO, já iniciou seu ambicioso e arrojado plano de expansão para alcançar novos patamares e posicionamento estratégico no mercado interno e externo, aumentando sua capacidade produtiva instalada com automação da planta fabril para continuar à atender uma crescente demanda formada por novas parcerias comerciais no Brasil e no mundo.