BLOG CURIOSIDADES
É saudável cozinhar com panela de ferro?

Quem nunca ouviu a expressão "saúde de ferro"? 

O ditado não é apenas uma metáfora e nem uma crença antiga dos nossos avós. Eles que cultivavam muito mais o costume de cozinhar com utensílios de ferro, em comparação com a nova geração, chegavam a adotar formas muito peculiares para agregar minerais aos alimentos, como o famoso prego no feijão. 

O ferro é um componente fundamental da hemoglobina - proteína presente nos glóbulos vermelhos do sangue, responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células. Especialmente durante as fases de crescimento, como a infância e a adolescência, e em períodos como a gravidez, o corpo demanda maiores quantidades para suportar o desenvolvimento adequado e evitar complicações futuras. Além disso, a deficiência de ferro é uma das principais causas de anemia, uma condição caracterizada pela redução da quantidade de hemoglobina nos glóbulos vermelhos. Essencial para uma variedade de processos biológicos do corpo humano, sua ausência pode levar a muitos outros problemas de saúde, mas fique tranquilo! Nada de pregos dentro da panela!

Panela de ferro como aliada na saúde: verdade ou mito?

Diferente de outros materiais, as panelas de ferro fundido têm a capacidade de liberar pequenas quantidades de ferro nos alimentos durante o cozimento. Esse aporte nutricional é particularmente benéfico para aqueles que precisam aumentar seus níveis do mineral. E embora não possa ser considerado uma forma integral de suprir essa deficiência, o uso das panelas de ferro nas refeições diárias tornam o consumo de todos os alimentos, uma experiência muito mais prazerosa. 

Uma de suas principais e marcantes características, é a capacidade de reter e distribuir o calor de maneira uniforme. Isso não apenas proporciona resultados de cozimento mais precisos, mas também intensifica os sabores dos alimentos. 

Outro fator que garante sua colaboração com a saúde é a sua camada protetora. As panelas de ferro curadas com tinta atóxica ou óleo vegetal, transferem os íons de ferro para a comida que, além de proporcionar aquele sabor característico de comida caseira, também complementam a necessidade diária de ingestão de ferro.
 
Graças a sua alta durabilidade e resistência às adversidades do tempo, nossas panelas de ferro fundido são capazes de oferecer seus benefícios por gerações e gerações, garantindo mais saúde às famílias por muitos anos. 
As panelas precisam ser bem secas após cada uso e armazenadas em lugar sem umidade. Mas não se preocupe, caso ela enferruje, siga este passo a passo de como curar sua panela de ferro para restaurá-la e deixá-la nova como de fábrica.

Conclusão

Ao escolher as panelas certas para a sua cozinha, lembre-se de que a qualidade do metal vai além da estética. As panelas de ferro fundido não apenas adicionam sabor e textura às suas criações gastronômicas, mas também contribuem para a expressão literal de uma "saúde de ferro". Faça da sua escolha de panelas uma extensão do seu compromisso com uma culinária saudável e deliciosa.

Escolha panelas que enriqueçam sua vida, uma refeição de cada vez.

Panela Mineira®: perfeição que dá gosto!

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Caso tenha alguma dúvida ou comentário, não hesite em entrar em contato conosco. Obrigado por ler!